Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Seu Maneco, 84 anos, muitos deles dedicados ao esporte e à comunidade Machadinhense

Compartilhe:
M1

Fonte: Rádio Club FM 96.7
Fotos: Ascom Machadinho

Manoel Darci Carpes (Maneco), 84 anos, nasceu em Lagoa Vermelha-RS, no dia 05 de dezembro de 1939. No ano de 1961, veio residir em Machadinho juntamente com a sua esposa, Sra. Juraci Carpes, que é professora aposentada e na época foi transferida para lecionar na (hoje chamada), Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves.

Em Machadinho, formaram sua família com a chegada dos filhos, Volnei Francisco, Maria Salete, Solange Terezinha e Ramsés. Todos, citados com muito orgulho, pelo seu Maneco.

Aposentou-se, dos trabalhos no Banco Banrisul, no ano de 1994. Em Machadinho, teve a vida inteira dedicada ao esporte, ao Clube União e ao município!
M1
No Clube União, foi por várias vezes, presidente, diretor social, e diretor de esportes. Foi jogador do União, no futebol de campo. Jogador de futsal do Banrisul, seleção municipal, técnico, juiz de futebol, entre outros.

Juntamente com Mario Spader e o saudoso Nego Vecchi, idealizaram o Clube União. Com o apoio da comunidade e a força do inesquecível Frei Teófilo, construíram o então ginásio esportivo e a sede do Clube União! Ele contou, que solicitaram e ganharam o terreno onde hoje está estabelecido o clube, na época do prefeito Breno de Almeida Verga. Juntamente com seus companheiros, falaram com o saudoso e estimado Frei Teófilo, de quem ganharam todos os tijolos e areia, necessários para a construção. Os demais materiais e recursos para a mão de obra, obtiveram através da comunidade, que sempre prestigiava as promoções e ações em prol da construção. Também receberam recursos de entidades, como o Banco Banrisul, em que ele trabalhava. A partir daí, muitas pessoas participaram, unindo forças para que o sonho viesse a se tornar realidade. Uma história de muito trabalho e união, que resultou no Clube União, de Machadinho. “Começamos a jogar na terra…. aquilo levantava uma poeira! Depois veio o piso, a cobertura, que inicialmente era de madeira. Sempre estive rodeado de pessoas boas! Para mim, é uma grandeza, o Esporte Clube União!”, disse seu Maneco.
M2
Ele também foi Vereador de Machadinho e onde esteve, sempre defendeu o esporte, o Clube União e o nosso querido Machadinho!

Seu Maneco, recebeu uma homenagem do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal, através do campeonato de futsal 2023, o qual, está em andamento e leva o nome de Taça Manoel Darci Carpes. Ele ficou muito feliz com a homenagem recebida. “É muito gratificante, receber esta homenagem em vida! A emoção, é muito grande! Tive oportunidades de ser transferido no meu trabalho para outras cidades, mas decidi ficar por aqui, em virtude de estar sempre rodeado de grandes pessoas. Meus filhos estudaram e cresceram aqui, depois seguiram suas vidas, todos pelo caminho do bem, graças à Deus! Tenho muita gratidão ao povo machadinhense! Tenho a sensação que fiz pouco, por tudo o que recebi deste querido povo de Machadinho. Agradeço aos amigos e companheiros e a todas as pessoas que colaboraram para que o nosso clube se tornasse o que é hoje. Agradeço de coração, ao Menonzinho, ao Rochinha (presidente do clube) e aos demais envolvidos, pela linda homenagem! Quero agradecer a minha família, que sempre me ajudou e me incentivou, a ser quem eu sou! Gratidão imensa à minha esposa, que sempre foi meu porto seguro, me incentivando e aconselhando, pelos melhores caminhos. E aos meus filhos, que trilharam todos pelo caminho do bem!
M3
A SEGUIR, SEU MANECO CONTA A SUA HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE, SOBRE O NASCIMENTO DO CLUBE UNIÃO:
PARTE 1:

PARTE 2:

M4
Fonte: Rádio Club FM 96.7
Fotos: Ascom Machadinho

Deixe seu comentário: