
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A produtividade agrícola está diretamente ligada à conservação do solo e uma das principais causas de deterioração deste solo é a erosão causada pela baixa infiltração da água da chuva. Para diminuir este problema a EMATER trouxe para Machadinho, informações de aprimoramento aos produtores.
De acordo com Ivan Guariente, técnico da EMATER, água escoando de forma indevida é dinheiro do produtor jogado fora. “Quando a água escorre por cima do solo, o produtor está perdendo dinheiro porque os fertilizantes que estão em cima são levados para fora da propriedade e isto é dinheiro jogado fora. Perde em produção, perde em fertilizantes e perde em aumentar a conta dele no banco”, alerta Ivan.
Uma das técnicas para melhorar as condições do solo é medir a infiltração e posteriormente adequar a este índice, manejos como a subsolagem e plantio de culturas de inverno para cobertura. Depois de tomadas estas medidas no inverno, a medição de infiltração deve ser repetida no verão para aferir a melhoria na capacidade de absorção de água pelo solo. Em caso de não se ter a melhoria necessária no solo, podem ser feitos terraços como medida de contenção de água na propriedade.
Estas informações foram repassadas aos produtores na propriedade do Sr. Ronaldo Dalagnol que teve o solo de suas lavouras analisado pelos técnicos da EMATER. O produtor afirma que o trabalho é valioso, já que pode modificar a forma de os produtores pensarem as atividades no campo. “No momento em que os resultados na minha propriedade estiverem visíveis, eu acredito que os produtores vão mudar a maneira de conduzir o solo em suas propriedades”, comenta.
O técnico Ivan ainda alerta para o fato de que a qualidade do solo pode afetar a economia de toda a sociedade na medida em que melhora a renda do produtor. “Ele (produtor) tendo dinheiro no bolso, a família vai viver melhor, ele vai comprar mais na cidade e a economia da sociedade vai melhorar, portanto, a falta de conservação do solo nos leva a uma perda econômica de toda a sociedade”, analisa.
Deixe uma resposta