Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Trigo, aveia, pastagens, milho e soja. Conheça o atual momento destas culturas.

Compartilhe:
WhatsApp Image 2020-09-16 at 10.39.47

Enquanto batalhamos, trabalhamos, e levamos nossas vidas em frente, lá na colônia, o homem do campo também está na sua constante atividade de cultivar a terra e levar o alimento para todas as famílias.
Mas, quais as atividades neste momento lá na agricultura?!
Para responder esta pergunta, nossa reportagem conversou com Lucas Fraron, sócio e responsável técnico da AGROFRARON de Machadinho, empresa que atua na grande região com produtos, assessoria e as últimas tecnologias, para que o agricultor exerça o profissionalismo na sua lavoura e consequentemente tenha os melhores resultados na sua propriedade.
Conforme o título da matéria, no quesito lavoura, as principais culturas que estão sendo manejadas no momento na grande região são o trigo, a aveia, as pastagens, o milho e também começam os preparos para a cultura da soja.

TRIGO
O trigo é uma cultura que está atualmente em fase de desenvolvimento, em crescimento vegetativo, com 20% das áreas já em florescimento.
Com a estiagem das últimas semanas, veio a condicionante de doenças como fungos na cultura. Neste caso muitos produtores realizaram o manejo preventivo controlando o problema. De acordo com Lucas, quando passamos pelo período da geada, também teve o condicionante para a bacteriose na cultura do trigo. É uma bactéria presente no ambiente e em condições favoráveis para seu desenvolvimento, ela infecta a planta.
Ainda com relação a esta cultura, a maioria dos produtores já realizou a limpeza das ervas daninhas no período de perfilhamento e aplicaram ureia, então agora a fase é de aplicar os fungicidas e fazer o controle de pragas.
Algumas áreas de trigo para silagem que já estavam na fase de enchimento de grãos, as mais adiantadas, somam cerca de 5%. Em contrapartida a maioria das lavouras que são de trigo grão, 95% do total, encontra-se na fase de elongação, emborrachamento e florescimento. Se o clima continuar promissor, que não comprometa o estágio da planta, a cultura do trigo se mostra com um potencial muito bom tanto na produtividade, quanto no fator preço, que está bem atrativo no momento.

AVEIA E PASTAGENS
Segundo Lucas, as pastagens estão entrando na fase final de ciclo e quem ainda não fez o controle de plantas daninhas, deve providenciar, pois, ainda há tempo e como dica, deve-se pensar em não usar ativos ou químicos que venham a deixar residuais para a soja, já que alguns produtos levam no mínimo sessenta dias para terem seus residuais eliminados.
Algumas áreas de aveia branca já foram ou estão sendo colhidas, o que deu a oportunidade para o plantio do milho. Outras como a aveia preta, ucraniana e a própria bagual, que tem um ciclo mais longo, estão na fase do florescimento para o enchimento do grão e serão colhidas no final de outubro/início de novembro, o que dará a oportunidade para o plantio da soja.
Segundo Lucas, o manejo que deve ser feito pelos produtores é o monitoramento da mancha folhar e percevejos e lagartas na fase final da cultura da aveia.

MILHO
Atualmente o plantio do milho do cedo, na grande maioria das áreas, já está concluída. A chuva do feriado de Independência, otimizou, ou seja, vai propiciar um bom desenvolvimento e germinação da semente, deixando a lavoura estabelecida.
Dê acordo com Lucas, é identificada na grande região, algumas falhas no manejo de produtos químicos na cultura do milho. Uma boa dissecação é primordial para que a planta se desenvolva no limpo.
Em casos onde houve falhas, ou em que não foram realizadas aplicações antes do plantio do milho, surgiram algumas situações de resistência das ervas-daninhas aos produtos e isso levará o produtor a desenvolver novas ações de combate, para amenizar o problema e evitar perdas no final do ciclo ou ainda, na colheita.

SOJA
Com o Brasil superando atualmente os Estados Unidos na produtividade de soja, mantendo de 2 a 3%, acima a sua produtividade, o nosso país, está liderando a nível de mundo.
A nível mundial a soja é o grão carro chefe e recentemente foi comercializado a quase R$ 140,00 reais a saca. Já contrato futuro (que recebe depois da colheita) a R$ 115,00 reais a saca.
Esta situação muito favorável, exige que o agricultor seja profissional no seu negócio, onde todas as ações realizadas na lavoura terão um reflexo, então, deve-se evitar decisões que venham a acarretar em problemas futuros trazendo prejuízos.
Então, segundo Lucas, a dica é que se faça um bom manejo de dissecação, uma boa correção de solo em termos de acidez, corrigindo com calcário ou com o próprio gesso agrícola, fósforo, potássio. Uma boa cobertura de solo é fantástica, pois, ela condiciona uma maior concentração de umidade no solo, barra as ervas daninhas e otimiza a área.
Ainda com relação a soja, o produtor precisa conhecer a área que ele irá realizar o plantio, pois, cada variedade tem o perfil de solo adequado para o seu melhor desenvolvimento. A observação da época do plantio também é fundamental, assim como o tratamento da semente, o que também irá garantir a segurança da planta com relação às pragas. Com relação ao preço do tratamento da semente, as vezes a economia de centavos, causa prejuízo de sacas.
Outra questão que deve ser observada é a compactação do solo, que é bastante identificada na região.
Lucas observa que quando ocorrem as adversidades climáticas, como uma estiagem, por exemplo, a lavoura que foi planejada, pensada e teve os manejos desenvolvidos corretamente, comprovadamente apresentará os melhores resultados.
Outro dado bem interessante na cultura da soja é com relação às ervas daninhas. De acordo com Lucas Fraron, caso se deixe escapar uma buva por metro quadrado, em trezentos hectares, perde -se o valor correspondente a uma caminhonete Hilux 0km.
Por essas e pelas outras tantas situações vivenciadas pelos produtores, é que a AGROFRARON, coloca -se sempre à disposição do homem do campo, para lhe proporcionar os melhores resultados.

Por: Paul da Rosa
Fonte: RÁDIO CLUB FM 96,7

Deixe seu comentário:

Últimas notícias